Carteira Momentum 6m (Janeiro/2020)

Depois de uma pausa, estou voltando a publicar no blog. Porém, o foco será apenas a carteira de momentum de 6 meses. De todos os backtests apresentados, essa estratégia teve a melhor performance e também é a mais simples. Precisa apenas do básico: cotações, volume, market cap. Clique aqui e aqui para entender as regras da estratégia de momentum. Vai ter uma diferença bem importante. A carteira será 130% Long (carteira de 20 ações) / 30% Short (do ativo BOVA11), ou seja, 100% capital próprio e 30% alavancado.

Uma vez por mês vou atualizar a carteira e acompanhar o resultado. A carteira está começando no primeiro dia de negociação do ano (02/01/2020) e o rebalanceamento sempre ocorrerá no mesmo dia do mês seguinte (se cair no final de semana, será a próxima segunda feira). Esse mês minha publicação está um pouco atrasada, mas nos próximos meses farei o melhor esforço para publicar a carteira no dia de rebalanceamento.

Carteira – Janeiro/ 2020

Mom_Jan2020 (1)

 

Comentários adicionais

A estratégia é objetiva, simples e tem regras claras. O único filtro subjetivo que faço é eliminar as ações que subiram de forma abrupta e que parecem ter um movimento “binário”. Por exemplo…

POSI3

Como é apenas um check visual (não uso nenhum métrica, tal como volatilidade, etc.), posso estar errando nesse ponto. Mas na carteira de janeiro/2020 eliminei apenas 2 ações (10% do total). A princípio a ação ideal para entrar na carteira tem gráfico mais ou menos linear, por exemplo…

EZTC3

O gráfico “linear” é mais fácil de identificar em um bull market, com direção clara para cima. Ficará mais complicado quando a tendência virar.

Disclaimer

  • A carteira apresentada não é uma recomendação de compra.
  • A carteira apresentada é teórica, com capital próprio inicial de R$ 100.000:
    • Com este capital seria necessário entrar no mercado fracionário onde as cotações podem ter um spread de bid/ ask alto,
    • Com capital bem maior (na casa de milhões) teria que rever o filtro de liquidez.
  • Para facilitar a análise, as cotações de compra e venda são no fechamento do dia. Obviamente, na prática a compra e venda acontece em vários momentos durante o dia de pregão.
  • Os resultados apresentados são brutos. Não consideram as taxas de aluguel da BOVA11, o imposto de renda no ganhos de capital nem o benefício fiscal dos prejuízos.

 

5 comentários em “Carteira Momentum 6m (Janeiro/2020)

  1. Eu comecei a fazer esse mes por conta propria, rsrsrs. Depois de ler todos os seus posts e alguns livros sobre o assunto, esse mes de Janeiro iniciei minha carteira de Momentum. Escolhi apenas 8 acoes, e a alocação nao foi precisamente igual do financeiro pq nao quis entrar no fracionario. Ate agora resultados excelentes. Pensei nesse seu filtro visual de efeito binario de subida, mas estava pensando em buscar outra alternativa. Vou acompanhando aqui tb. Abs!

    1. Fabio, parabéns pelo resultado. Vamos acompanhar a carteira, eu estou investindo meu próprio dinheiro nessa estratégia.

    1. Enrico, obrigado. Pelo meu backtest a estratégia bate o Ibov na maioria das vezes, então o objetivo do short é tentar ganhar mais. Vamos ver o desempenho na vida real .

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.